A Mente, este termo vem do latim, "mèntem" e significa pensar, conhecer, entender e medir.
A mente é o estado da consciência e da subconsciência relacionada com os pensamentos que possibilita a expressão da natureza humana. Este termo normalmente é utilizado para descrever as funções superiores do cérebro ligadas à cognição e ao comportamento, tais como: a razão, interpretação, linguagem, etc. Existem três teses para explicarem a natureza da mente:
1-A Dualista, refere que a mente é uma substância distinta do corpo, (filósofos René Descartes e John Locke). Este conceito aproxima-se do conceito de intelecto, pensamento, de espírito e de alma do ser humano. Para Descartes, o espírito e a matéria constituíam dois mundos irredutíveis, nunca seriam uma só substância, mas sim duas substâncias distintas. O espírito seria o mundo dos pensamentos, da liberdade e da actividade; a matéria seria do mundo da extensão do determinismo e da passividade. para ele, somente em Deus estas substâncias se poderiam reunir e formar uma única substância.
2- A Monista, a mente e o corpo são a mesma coisa. Há dois tipos de monismo: o que reduz o corpo à mente (imaterialismo, defendido por George Berkeley) e o que reduz a mente ao corpo (materialismo, defendido por diversos filósofos, psicólogos e cientistas cognitivos).
3- Epifenomenalista, defende que há uma única coisa, o corpo, a mente é algo que sobrevém ao corpo.
Na vertente Holística, o corpo corresponde à matéria (carne, ossos, órgãos, etc). É a parte que coloca o ser humano em contacto com o mundo (3ª dimensão), através dos 5 sentidos (visão, olfacto, tacto, paladar e audição). (Homem exterior). A alma, deriva da palavra "anîma", e refere-se ao principio do que dá o movimento ao que é vivo, o que é animado, ou o que faz mover. Religiosamente é definida como um ser independente da matéria e que sobrevive ao corpo, que se julga viva após a morte do corpo. A morte é considerada como a passagem da alma para a vida eterna, no domínio espiritual. A palavra alma sempre foi motivo de controvérsia entre as diferentes religiões e crenças, porque nunca foi totalmente compreendida, explicada e observada. Antes que o homem considerasse a possibilidade da alma em evolução, estivesse ligada com a mente e com a paternidade do espírito divino, julgou-se que ela residia em diferentes órgãos físicos (olhos, fígado, rins, coração e posteriormente o cérebro). A alma corresponde à parte energética ou espiritual do ser, onde estão guardadas as emoções e vontades, (homem interior). O espírito, na vertente da psicologia, é a atitude mental dominante de uma pessoa ou grupo, que motiva a fazer ou a dizer algo de uma dada forma. Holisticamente, o espírito, é o ponto de conexão com o criador. É um conjunto de faculdades intelectuais, ligado ao princípio da essência da vida incorpórea. O espírito vivifica o ser humano, é o elo entre o corpo e a alma.
...Sendo o homem "espírito", reconhece o seu criador...
... Sendo o homem "alma", reconhece-se a si próprio...
Sendo o homem "corpo", conhece o mundo exterior...
E qual é a definição dos TRTianos, para esses items?
ResponderEliminarMENTE, ESPÍRITO, ALMA, CORPO?
E o cérebro?
Dizem: "ele é um cérebro," - o que significa isso?